TimbóVale e SCVariedades

Timbó, 149: Frederico Donner e a construção da história

Em mais um aniversário da simpática Pérola do Vale, a história e sua construção foram tema de um interessante bate-papo no PGN, com a presença do professor e apresentador do "Ponto de Vista", Daniel Koepsel

A história é digna de qualquer desbravador: o jovem perde a mãe e a esposa, sai de Rio Morto em busca de uma nova vida e encontra na confluência dos rios Benedito e Dos Cedros as bases para um novo povoamento. Outros juntam-se a sua empreitada e, do povoado, nasce uma região próspera e praticamente independente de Blumenau, da qual fazia parte dentro do território. O pioneiro é atuante em sua comunidade e, anos depois, é a principal figura capaz de, ainda hoje, ser lembrado como o grande incentivador de uma cidade que, hoje, já beira os 150 anos.

Quem é de Timbó, já lê de pronto nas entrelinhas de quem falamos. Mas quem não nasceu ou não conhece essa terra, esta é apenas um fragmento com tom heroico da história de Frederico Donner, o pioneiro que, segundo conta-se, deu vida a simpática cidade com nome de planta. Donner é a figura central, mas é mesmo SÓ ele? É possível desconstruir a história em torno do “herói” sem desmerecer seu trabalho?

Com a palavra, no PGN desta quinta-feira, o professor e apresentador do programete “Ponto de Vista”, Daniel Koepsel, numa conversa que busca entender a história por trás do pioneiro e sua construção nos dias atuais.

Confira:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *