Programa Carlos Henrique

Sementes Crioulas – Guardiões protegem tesouro ancestral ameaçado

Hoje em dia é muito fácil comprar a comida que queremos, seja no mercado ou pelo celular. Mas, afinal, sabemos o que estamos comendo?

Um alimento modificado geneticamente precisa ter em seu rótulo o T de transgênico, mas ainda estamos inseguros quanto aos seus efeitos em nosso organismo. O orgânico precisa de um selo de certificação e o alimento produzido com agrotóxico? Este cada vez mais tem as portas abertas para entrar em nossas casas à vontade, ao menos aqui no Brasil, apesar de inúmeras pesquisas científicas comprovando seus malefícios.

Além da negligência com o nosso corpo, consumindo esses alimentos cheios de veneno e modificados, somos negligentes com nosso planeta que nos oferece tanta riqueza. Somos cúmplices e vítimas de um sistema que favorece os grandes, aqueles que não estão preocupados com nada além do lucro.

Mas a natureza é perfeita e, mesmo no meio dessa humanidade corrompida, plantou uma semente no coração de algumas pessoas. Talvez tenha plantado em todas, mas só algumas captam a luz solar necessária para fazer com que ela brote e se desenvolva. São os Guardiões de Sementes, eles que preservam a pureza das plantas, dos alimentos que consumimos.

Aqui em Santa Catarina, “O Sol é Para Todos”, mas indo contra as leis da natureza, ele vem do Oeste.

Anchieta, com uma população em torno de sete mil pessoas, tem em seu prefeito um ícone no apoio às causas agroecológicas e é lá que fica o maior banco de sementes crioulas de Santa Catarina. Mulheres e homens campesinos juntam-se nessa Revolução Verde e a festa da cidade é para celebrar estas sementes. Frei Rogério, município localizado no planalto, já pegou os primeiros raios desse sol e tem seus guardiões e trabalho de extensão, com a ajuda da Epagri.

Esse mesmo sol está chegando ao Vale do Itajaí e alguns pequenos agricultores já estocam as primeiras sementes. Parece um processo sem volta em favor da vida.

O Programa Carlos Henrique deste sábado, dia 21, convidou:
Roselei Ronsoni Wille – Presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Anchieta, produtora orgânica certificada e técnica agrícola em agroecologia
Larinei Carlos Wille, marido de Roselei – Guardião de Sementes, técnico em agropecuária e produtor orgânico
Ivan José Canci – Prefeito de Anchieta, reconhecido em todo o país por apoiar projetos agroecológicos
Adriana Francisco – Engenheira Agrônoma, Extensionista da Epagri do Município de Frei Rogério
Gerson Mauro Fertig – Agricultor e Guardião de Sementes crioulas no Planalto Catarinense
Gabriel Weiss Roncalio – Agricultor orgânico de Timbó

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Superbetin - Goldenbahis - Asyabahis -
Betcup Giriş