Vale e SCVariedades

Política e juventude: Em meio as trevas, a esperança de renovação com sangue jovem?

A presença de políticos cada vez mais jovens no meio pode ser considerada um primeiro passo para o rejuvenecimento da política brasileira? Nos estúdios da PG2, a vereadora Franciele Back (PSDB) conta um pouco de sua experiência na Câmara de Vereadores de Gaspar, aos tão jovens 24 anos

Em tempos que a política nacional carece de caras novas para renovar ideias e processos, eis que um campo fértil tem despontado no cenário nos últimos tempos. Em todas as esferas da vida pública do país, a presença de figuras jovens em diversos cargos – sobretudo, os eletivos – mostra um interesse especial da juventude em várias partes do país em participar de alguma forma das decisões, começando em suas cidades, onde parte dos problemas que inquietam o público podem ser resolvidos, pura e simplesmente, com outros (e jovens) olhares.

Mas a presença da juventude no meio político, apesar de bem vinda, traz as suas dúvidas, especialmente sobre aqueles que temem que o panorama atual volte a se repetir com eles: o jovem está mesmo no rumo certo? Como é pensar de outra forma num ambiente poluído com filosofias antiquadas? E dá pra enfrentar tudo isso? Com a palavra, quem vive tudo isso na pele com tão pouca idade e com tantos pensamentos novos e diferentes sobre a “velha” política: Franciele Back.

Vereadora pelo PSDB de Gaspar, Fran é a mais jovem da história do “coração do Vale” a assumir uma cadeira na casa. Está em seu primeiro mandato e tenta aplicar suas convicções sobre a política moderna, desde as pequenas ações aos grandes projetos, enfrentando muitas vezes as incompreensões de políticos mais experientes e pensamentos presos ao modo antigo de fazer política. Sua experiência foi destaque, no último sábado, do Programa Carlos Henrique, onde ela contou e procurou inspirar jovens que sonham e quem se arriscar na vida pública, mesmo com seus espinhos tão proeminentes na atualidade.

Ouça:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *