Programa Carlos Henrique

Picolli Frutti Orgânicos: Fazenda de Moema/SC foca na produção de orgânicos

Mirtilos, morangos, fisalis, amoras, framboesas e muitos outras frutas

Já há algum tempo agricultores e pessoas ligadas ao campo descobriram que nas regiões mais altas do Vale do Itajaí e do Planalto Norte está o segredo do bom cultivo de frutas e hortaliças.

A diferença de 4 a 6 graus representa muito e os resultados começam a aparecer. No calor do Vale do Itajaí, nem sempre é fácil produzir hortaliças com um sol fustigando a 40 graus célsius e com uma sensação térmica de no mínimo 10 graus a mais.

Se não houver um excelente sistema de irrigação e adoção de estufas, é bem provável que a safra fique pobre e o prejuízo inevitável. Pensando nisso alguns desbravadores pegaram mala e cuia e foram tentar a sorte em lugares com altitude acima de 800 metros. E se deram bem. Suas frutas (morango, mirtilo, fisalis, amoras e framboesas, entre outras, tem chamado a atenção pelo sabor, pela doçura e pela qualidade. Em alguns casos a rotação de culturas propicia colheita o ano inteiro e não importa se faz frio ou calor.

A Pg2 foi até Moema, distrito de Itaiópolis e o Programa Carlos Henrique entrevista o ex-chefe de restaurante e agora agricultor Mauro Valcanaia. Uma conversa com gosto e sabor num lugar onde se dispensa o ar condicionado.

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *