Programa Carlos Henrique

O mercado de trabalho e suas transformações: como acompanhar?

Em tempos de mudanças nas profissões e processos, o mercado muda para tentar adaptar-se a nova realidade de contratações, imediatismos e inovações. Carlos Henrique buscou respostas para estas mudanças na experiência da consultora de carreira Patrícia Caniver Moriconi, que fala das novas tendências e dos avanços no mundo profissional

Um currículo bem montado, boas formações e qualificações profissionais, boas referencias, um traje alinhado e uma entrevista impecável. Até alguns anos atrás eram os pontos que levavam um profissional ao sucesso na carreira que desempenha. Era a chance de mostrar o que sabe e aprendeu com experiências passadas ou com a qualificação, estabilizar-se e construir sua reputação e patrimônio até a aposentadoria. Era a fórmula primeira de uma vida bem tranquila e vitoriosa na profissão.

Entrementes, o tempo passa e as inovações da tecnologia, que quebram barreiras consideradas intransponíveis no modo de vida das pessoas, também quebram paradigmas no mundo profissional. A evolução dos equipamentos e processos no trabalho também tem mudado – e muito – a forma de como os profissionais devem atuar e se preparar para as constantes mudanças que, ou renovam profissões tradicionais ou acaba liquidando outras.

No entanto, é justamente com relação ao profissional, seja o futuro ou aquele que busca retornar a carreira, que estas transformações pegam mais pesado no que tange a preparação para enfrentar o novo mercado. A qualificação em si não basta para construir um profissional preparado. Os empregadores buscam mais no candidato e ainda mais: buscam formas de mantê-lo no time quando seu talento é o diferencial. Afinal, uma experiência apenas não conta mais para um profissional, mas a busca de várias experiências e aprendizados no mercado.

É uma metamorfose sem fim, onde a cada dia uma nova forma de trabalho exige novos profissionais, novas qualificações e exigem ainda mais mudanças nos meios de procura de talentos. E neste meio de tufão como entrar ou retomar a vida profissional adaptado a estas nuances? Como o empregador ou gestor deve se ajustar a estes novos tempos? O que acontecerá com as profissões, se evoluirão ou se serão mortas por esta evolução?

Perguntas que instigam qualquer um neste momento da vida e que foi a curiosidade de Carlos Henrique no programa deste último sábado. E quem as respondeu e abriu novos panoramas sobre o mundo profissional foi a consultora de carreira Patrícia Caniver Moriconi. Com uma ampla vivência na área de gestão de pessoas e recursos humanos e passagens por gigantes como Ferro Enamel, Santista e Mueller Eletrodomésticos, Patrícia trouxe ao PCH as impressões dos novos tempos do mercado de trabalho, suas mudanças, suas novas exigências e o que está chegando para construir o perfil dos profissionais do futuro.

O bate-papo foi no Espaço I9 Coworking, no Centro de Timbó. Confira e fique antenado ao que vem por ai:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *