Conexo

#03 – CoNEXO – Entrevista com Nara Guichon

Este é o terceiro episódio do programa CoNEXO apresentado pela Celaine Refosco. Neste episódio Celaine foi até o Atelier de Nara Guichon para conversar sobre arte têxtil e meio ambiente.

NARA GUICHON

Nara Guichon é antes de mais nada e desde sempre, uma ambientalista. Impactada pela falta de cuidado com que os adultos tratavam a vida, Nara criança descobre a importância de protege-la. Assim se definem os rumos profissionais da menina gaúcha, que convivendo com os fazeres manuais se descobre habilidosa tecelã, apaixonada pela liberdade e pelo respeito à vida. Muito cedo faz uma vivencia na Europa, de onde traria uma percepção cultural ampliada. Estrutura sua vida profissional entre tecidos e linhas e cores, expressando através destes “fazeres femininos” suas opiniões estéticas, atenta aos usos e aos danos que a impermanência da moda traria para indivíduos e para o planeta.
Estabelecida no paraíso de Pântano do Sul, no sul da ilha de Florianópolis, amplia constantemente seu repertório de soluções e técnicas, chegando ao eco-print, enquanto mantém seu olhar no ambiente do entorno.
Assim encontra-se com as redes de pesca que sobravam nos barracões de pesca, problema tanto para os pescadores artesanais da região quanto para a municipalidade, depois que cumpriam sua vida útil.
Nara passa a incluir redes de pesca fora de uso, entre seus materiais para as agulhas e teares e chega desta forma ao desenvolvimento de produtos cotidianos que vão cumprir seus anseios de criança.
Acorda cedo, alimenta os animais de ninguém que habitam a praia, coleta flores e folhas, pinta o sete, ensina o que sabe, escreve um blog sobre vida e meio ambiente e ajuda a plantar árvores. Essa é a Nara que eu vi!

IG naraguichontextil
FB nara guichon têxtil sustentável
naraguichontextil.wordpress.com
apremavi.org.br

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar