Programa Carlos Henrique

As centenárias – e inovadores – lições do método Montessori

Famoso pela metodologia que instiga a autodescoberta de conhecimentos de seus alunos, método criado há mais de 100 anos continua atual e produz bons resultados onde é aplicado. A prova está no CDI Monte Verde, que demonstra seus resultados e história na palavra de suas responsáveis, Juliana Venske Borghezan e Gisele da Silva Aguillar, em entrevista à Carlos Henrique

Maria Tecla Artemisia Montessori, italiana de Chiaravalle, uma cidade da província de Ancona, médica de formação mas uma revolucionária incomparável no campo da educação infantil. Falar desta admirável “signora” é recordar não apenas a inspiradora história de vida, mas sobretudo de seu método educacional que, mesmo depois de mais de um século de sua concepção, continua mais atual do que nunca, oposição a forma clássica e “quadrada” de ensino da modernidade.

Seus estudos começaram logo após a graduação em medicina. Impedida pelas antigas leis italianas de exercer a profissão por não admitir-se uma mulher examinando o corpo de um homem, Maria iniciou um trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais na clínica da universidade onde estudou, passando ali a desenvolver uma técnica reverenciada até os dias atuais.

Foi dessa forma que se deu a descoberta do norte de seu método: o potencial de aprendizado está em cada um de nós e o professor, em vez de impor conhecimento, orienta o aluno a descobri-lo por si só, respeitando sua liberdade e desenvolvimento natural. Tocar, sentir, pensar por si, fazer no puro sentido da palavra, utilizar materiais sensoriais que vão além de um mero livro, marcas que estão no manual da escola montessoriana e que, passados quase 110 anos, continuam sendo motivo de pesquisa ou de aplicação em centros de ensino pelo país.

No Brasil, 41 escolas utilizam o método montessoriano, de acordo com as estatísticas da Organização Montessori no Brasil. Uma delas chegou há pouco tempo no Médio Vale e está bem pertinho de nós. Fica em Indaial e, embora ainda esteja no começo do emprego da metodologia, já tem ganhado destaque na mídia e no meio educacional pelo emprego da técnica. Trata-se do CDI Monte Verde, localizado entre os bairros Centro e Estados.

O trabalho do CDI Monte Verde dentro da pedagogia Montessori foi o destaque deste sábado na entrevista especial do Programa Carlos Henrique. Ele esteve em Indaial e visitou o Monte Verde, vendo de perto o emprego do método de perto. A conversa foi com as coordenadoras do CDI, Juliana Venske Borghezan e Gisele da Silva Aguillar.

Confira:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *